sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Quem toma decisões?




O CEO é responsável final pela administração estratégica de uma organização. Porém, exceto em empresas menores, o CEO conta com vários outros indivíduos, incluindo o conselho de administração, os vice-presidentes e vários administradores de linha de assessoria. Depende do tipo de organização para se saber quem são essas pessoas. Por exemplo, empresas com processo decisório centralizado geralmente possuem menos administradores envolvidos nas decisões estratégicas do que empresas descentralizadas. 

Empresas que são organizadas segundo funções (produção, marketing, finanças, recursos humanos) geralmente envolvem o vice-presidente das áreas funcionais nas decisões estratégicas. Empresas com estruturas divisionais por produto (por exemplo, divisão de utensílios domésticos, divisão de cortadores de grama e divisão de ferramentas manuais) geralmente incluem administradores divisionais junto ao CEO e a outros altos administradores na tomada de decisões de administração estratégica.





Os insumos para as decisões estratégicas podem ser gerados de muitas maneiras. Por exemplo, um empregado do departamento P&D pode assistir a uma conferência em que a ideia de um novo produto ou processo produtivo que pareça relevante para a empresa seja discutida. Ao retornar da conferência, o empregado pode relatar a ideia a sua supervisora, que por sua vez, passá-la-á para seu chefe. Eventualmente, essa ideia poderá ser discutida com os administradores de marketing e de produção da empresa. À medida que caminha de uma área para outra, a ideia torna-se cada vez mais clara e específica. Por fim, pode ser apresentada à alta administração em um relatório formal. O CEO poderá adotar ou rejeitar a ideia. Pode -se dizer, na verdade que essa decisão foi tomada apenas pelo CEO? De certo modo, a resposta é sim, porque é responsabilidade do CEO decidir qual alternativa a empresa irá dotar. Porém, de uma perspectiva mais ampla, a resposta é não, pois a maioria das decisões estratégicas resulta de um fluxo de insumos, de decisões e de ações de muitas pessoas. A alta administração é a responsável final pela decisão final, mas a decisão é o auge das ideias, da criatividade, das informações e das análises e outras pessoas.

Fonte: Administração Estratégica: Conceitos - Peter Wright, Mark J. Kroll e Joah Parnell 

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