quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Influências sobre a gestão estratégica: Teoria da organização industrial





A organização industrial, um ramo da microeconomia, enfatiza a influência do ambiente setorial sobre a empresa. Está implícito na teoria da organização industrial a premissa da mudança evolucionária. Uma empresa deve adaptar-se às forças particulares de seu setor para sobreviver e prosperar (essas forças são discutidas em detalhe no próximo capítulo) e desse modo seu desempenho financeiro é determinado pelo setor em que ela compete. Setores com estruturas ou forças favoráveis oferecem a oportunidade de altos retornos, enquanto o oposto é verdadeiro as empresas que atuam em setores com forças menos favoráveis.




A teoria da organização industrial é determinística porque pressupõe que a sobrevivência da organização depende de sua habilidade de adaptar-se às forças setoriais. As estratégias, recursos e competências de uma organização são o reflexo do ambiente setorial. Como o foco dessa área de estudo é em forças setoriais, as organizações dentro de um setor são vistas como possuindo estratégias, recursos e competências semelhantes. Por essa razão, empresas concorrentes em um mesmo setor operam de modo relativamente homogêneo. Uma empresa deve desenvolver estratégia ou competência operacional superiores, mas sua singularidade terá vida curta. Empresas com menor sucesso podem imitar a empresa de alto desempenho comprando os recursos, competências ou talento administrativo que fizeram a empresa líder tão lucrativa. Desenvolvimentos recentes na teoria da organização industrial têm proporcionado notoriedade às estratégias empresariais, que poderiam não apenas afetar as estratégias das empresas rivais mais também modificar a estrutura do setor.

As áreas de estudo rapidamente examinadas aumentam a compreensão sobre como forças ambientais básicas podem afetar as organizações. As teorias a seguir adotam uma perspectiva até certo ponto diferente por focalizarem não apenas o ambiente, mas também o status competitivo das empresas. Tais ideias complementam as teorias discutidas. 




Fonte: Administração Estratégica: Conceitos - Peter Wright, Mark J. Kroll e Joah Parnell

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