A teoria baseada em recursos (resource-based theory) coloca mais peso nas escolhas proativas das empresas, embora as oportunidades e ameaças ambientais sejam considerações importantes, os recursos únicos da empresas encerram as variáveis-chaves que permitem a ela desenvolver e sustentar uma vantagem competitiva estratégica. "Recursos" incluem todos os ativos tangíveis e intangíveis de uma empresa (como capital, equipamentos, empregados, conhecimento e informação). Como se pode inferir, a teoria baseada em recursos focaliza, em primeiro lugar, empresas individuais e depois o ambiente competitivo.
Se uma empresa utilizar seus recursos para obter vantagens competitivas sustentadas, esses recursos devem ser valiosos, raros e objetos de imitação imperfeita e não devem possuir substitutos relevantes. Recursos valiosos são aqueles que contribuem significativamente para a eficiência e a eficácia da empresa. Recursos raros são aqueles possuídos por poucos concorrentes. Recursos imperfeitamente imitáveis não podem ser completamente duplicados pelos rivais. E recursos que não possuem substitutos estratégicos relevantes permitem que a empresa atue em uma situação menos competitiva.
A teoria baseada em recursos pode ser estruturada no contexto de mudança evolucionária ou revolucionária. Uma empresa que possua vantagens únicas dentro de um ambiente evolucionário pode continuar a competir eficazmente realizando melhorias incrementais sobre sua base de recursos. Alternativamente, os recursos que proporcionam à empresa vantagem competitiva dentro de um ambiente revolucionário não se tornam irrelevantes em cenários recém criados.
Fonte: Administração Estratégica: Conceitos - Peter Wright, Mark J. Kroll e Joah Parnell
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