domingo, 17 de março de 2019

O administrador e sua postura estratégica

O Administrador e sua postura estratégica

Para que uma organização possa atuar de forma estratégica, no mínimo, é necessário que a alta administração reflita sobre onde quer chegar, e como quer chegar lá (o famoso, missão, visão e valores). A partir do momento que conseguimos resolver essa equação, é possível partir para os passos seguintes do processo de implantação da estratégia. A postura estratégica, geralmente é algo que sempre está em crescimento, já que na maioria dos casos, os processos estratégicos são vistos como algo que "pode" funcionar, em empresas ou organizações que nunca foram apresentadas a esse modelo de gestão. Dessa forma, quando é chegado ao consenso de que aquele processo é preciso, pode se dizer que está nascendo a postura e gestão estratégica em uma organização. 

Os administradores, são também facilitadores do processo. A partir do momento que o(s) administrador(es) entende(m) que precisa(m) implantar em sua empresa processos estratégicos, que auxiliarão a empresa no alcance de seus objetivos e metas, ele deve então viabilizar a inserção da estratégia, de modo que inclua os principais gestores de setores importantes da organização(vendas, financeiro, RH, logística, entre outros) na fase que pode-se dizer, que é uma das mais importantes do processo de inserção, chamada de formulação da estratégia.



Convenhamos, ninguém sabe tudo. Nem mesmo o melhor administrador definiria o melhor planejamento estratégico sem ouvir os melhores de sua equipe. Dessa forma, definido o que pode-se chamar de "Comitê de Planejamento Estratégico", cabe ao administrador coordenar essa equipe de modo que sejam definidos então, os objetivos e metas organizacionais para um determinado período, que geralmente é semestral ou anual. Valse ressaltar, que a formulação do comitê, pode variar de acordo com o porte e tipo de empresa. Há casos onde é definido um gestor específico de planejamento estratégico, que subordinado ao administrador, coordenará as ações na implantação da estratégia, mas não necessariamente decidirá sobre o assunto por si só.

Definidos os objetivos e metas daquela empresa/organização, (planejamento estratégico), cabe ao administrador, estar presente, fornecendo o suporte necessário aos demais membros do comitê estratégico para a continuidade do processo de planejamento estratégico. Cabe também ao administrador "zelar" pela gestão de maneira estratégica da empresa, de maneira a incentivar a ampla divulgação das estratégias da empresa, a todos os níveis de colaboradores da organização, para que dessa forma, mesmo que não participando em todos os casos da formulação da estratégia, os colaboradores de níveis operacionais por exemplo, tenham conhecimento de como está o atingimento de metas e objetivos da organização em que atua.

Essa divulgação, também pode variar de empresa para empresa. Há casos onde esse trabalho é feito pelo próprio RH, em informativos por e-mail ou banners dentro das instalações das empresas. Existem também as organizações que optam pela centralização do Planejamento Estratégico como um setor, como mencionado mais acima, onde o gestor responsável pelo setor coordenará além de todas as fases da gestão estratégica, também a divulgação e treinamento de colaboradores dos mais variados níveis da empresa.

Concluindo então, a postura estratégica nasce na empresa, quando o administrador entende que esse processo é vital, e passa a ser um facilitador das atividades relacionadas dentro da empresa, de modo que todos os envolvidos dos mais diversos níveis dentro da empresa, tenham conhecimento de onde a empresa quer chegar e como quer chegar lá.

BATAGINI, Willian José