Estratégia: objetos de estudo
De acordo com Thomas Pettigrew e Howard Whittington em “Manual de estratégia e gerenciamento”, “o campo da gestão estratégica pode ser considerado como aquele centrado nos problemas relacionados à criação e sustentabilidade da vantagem competitiva, ou busca da rentabilidade”
De forma geral, os estudos de estratégia estão preocupados com a análise de fenômenos reais que possam explicar, ainda que parcialmente, o modo como as organizações alcançaram sucesso ou fracassaram em seus empreendimentos. Neste sentido, diferentes teorias desenvolvidas até o momento conseguem abranger questões relativas à gestão estratégica com maior ou menor grau de complexidade, profundidade e amplitude.
Enquanto algumas teorias possuem um foco predominante nos aspectos internos da organização, outras dão ênfase ao ambiente externo e suas peculiaridades. Segundo especialistas, a tendência para o futuro dos estudos de estratégia é o equilíbrio cada vez maior entre as duas visões – interna e externa -, como revela a busca recente por teorias capazes de abranger a complexidade dos fenômenos estratégicos.
Enquanto algumas teorias possuem um foco predominante nos aspectos internos da organização, outras dão ênfase ao ambiente externo e suas peculiaridades. Segundo especialistas, a tendência para o futuro dos estudos de estratégia é o equilíbrio cada vez maior entre as duas visões – interna e externa -, como revela a busca recente por teorias capazes de abranger a complexidade dos fenômenos estratégicos.
Embora não exista aqui a pretensão de esgotar os temas que são objeto de estudo da estratégia, são listados a seguir uma série de questões consideradas centrais nesta área de estudo:
1) Formação, implementação e mudança estratégica;
2) Elementos que afetam o desempenho da organização;
3) Elementos que afetam a capacidade de aprendizagem e inovação da organização;
4) Elementos que determinam o escopo de atuação, grau de diversificação ou especialização organizacional;
5) Distribuição do poder e papel da liderança nos processos de decisão;
6) Fontes de vantagem competitiva,
7) Processo de conquista e manutenção de recursos e posições de mercado a médio e longo prazos;
8) Peculiaridades da gestão estratégica em estruturas multiempresariais e interorganizacionais;
9) Interdependências e interações de estratégia, estrutura, processos, sistemas e pessoas;
10)Efeitos socioeconômicos regionais das ações estratégicas das organizações e
11)Relação entre as estratégias e contextos sociais.
Cláudio Márcio Araújo da Gama
Florianópolis / SC
http://marcio.gama.zip.net
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